Notícias

10 Motivos para acreditar no acesso do São Bento para serie B de 2018

 

  Com orçamento baixo, elenco enxuto, e muita desconfiança, o São Bento se prepara para estrear no Campeonato Brasileiro de futebol da série C no próximo Sábado. Com tantos problemas, num dos campeonato mais disputados do país, muito torcedor já jogou a toalha..
Otimista (e suspeito) que sou, listei hoje 10 motivos para você, SãoBentista, acreditar no acesso do Bentão nesta série C:

1- O time não é ruim!

 Pelo alarde feito por parte da imprensa (com razão) sobre o valor mensal que o clube poderia gastar na serie C deste ano, muita gente se preparou para ver um time fraco representando o São Bento na terceirona. Negativo, o elenco enxuto que o técnico Paulo Roberto Santos montou, economiza pela quantidade limitada de atletas, mas por outro lado preserva a qualidade de um bom time. Mesmo sem tantas peças para repor, o plantel tem jogadores conhecidos da torcida, que disputaram o paulistão pelo Bentão e foram mantidos, mesclado à bons nomes da Serie A2 e de outros estaduais de primeira divisão,que chegaram como reforços para suprir as percas. Os 22 jogadores que defenderão o São Bento na série C não são muitos, mas são sem duvidas bons nomes para a competição.

2-  A diretoria não para de subir!

Encabeçada pelo presidente Fernando Costa Neto desde 2012 (até então com o São Bento na serie A3 do campeonato paulista) a diretoria do EC São Bento não para de subir. São 4 acessos Seguidos; da Serie A3 2013 para a A2 2014, para serie A1 2015. depois seguindo do Paulistão 2016 para o Brasileiro serie D do mesmo ano e fechando com acesso para a serie C 2017 em que estamos. Mesmo sem investimentos externos e grandes parcerias, a competência da atual gestão é inegável. Acostumada a trabalhar com baixos recursos, a diretoria usou de diversas manobras para conseguir manter o São Bento sempre competitivo e até aqui, sempre vitorioso também!

3- A série C não está tão forte assim

 Pois é, os 150 mil por mês que o São Bento poderia pagar para a disputa da serie C pareciam mesmo um absurdo para se ter um time competitivo na terceira divisão do Brasil. Porém, após declarações de diretores de alguns clubes da serie C, e da imprensa local de algumas cidades, ficou claro a queda de investimentos na competição neste ano. O São Bento seria o quinto maior investimento mensal da terceirona 2017, e ainda no âmbito financeiro, seria candidato a classificação.

4- O São Bento sempre cresceu e apareceu em momentos de dificuldade

Você, torcedor do azulão Sorocabano, provavelmente nunca deve ter visto o nosso clube entrar em alguma competição com um caminhão de dinheiro e como principal favorito ao titulo, não é mesmo? Mais do que isso, o São Bento costuma mostrar força e valor historicamente, justo nos momentos de maior desconfiança.  Podemos exemplificar a serie D 2016, onde o clube cogitou não disputar por falta de dinheiro, e entrou em campo sob discursos da diretoria de “conhecer a competição”. Poucos acreditaram naquele projeto que terminou com mais um acesso do Bentão.

5-Defesa sólida

 Alguns torcedores do São Bento ficaram confusos ao saber que o time teria um orçamento limitado para montagem do elenco da serie C, mas ao fim a diretoria conseguiu manter boa parte do time do Paulistão, principalmente do setor defensivo. O goleiro Rodrigo Vianna, os laterais Lucas Mendes e Marcelo Cordeiro, os zagueiros João Paulo e Rafael Tavares e os volantes Leandro Melo, Maicon Souza e Fabio Bahia foram mantidos para o segundo semestre.  Muitos tiveram redução salarial aceita, provavelmente pelo apreço ao clube e por contrato para o paulista 2018 com aumento com base no salário anterior. O setor defensivo foi destaque do São Bento no campeonato Paulista 2017, apesar da campanha ruim, sendo a quarta melhor defesa da competição.

6-Jogadores Vitoriosos com o clube

  Dos 22 jogadores apresentados pelo clube até aqui, 13 já conquistaram pelo menos um acesso com a camisa do São Bento! São Eles: Rodrigo Vianna, Jefersson, João Paulo (3 acessos), Rafael Tavares, Rogerio, Bruno Fandinho, Lucas Mendes, Marcelo Cordeiro, Matheus Muller,Fabio Bahia (2 acessos), Maicon Souza, Leandro Melo  e Andersson Cavalo (2 acessos). Outra vez em uma competição de acesso, quase 70% do grupo já sentiu esse gostinho com a camisa alvi-celeste.

7-Subir de divisão virou rotina para o São Bento hà 5 anos

 Do centenário, em 2013 em diante, subir de divisão foi o que o Bentão mais fez. Neste período o time teve 5 competições  com a possibilidade de progressão para uma divisão melhor e em 4 oportunidades conseguiu o feito! Somente em 2015, quando disputou o paulista serie A1, a equipe Sorocabana fechou o ano sem  crescente (vaga na serie D). No mais, o passar dos anos tem significado divisões deixadas para trás, e o acesso a serie B seria simplesmente a continuidade disso.

8-Retrospecto favorável

 Para quem gosta de estatísticas, vai aí um prato cheio: Dos 9 adversários do São Bento na serie C 2017, 4 (Mogi Mirim, Bragantino, Botafogo e Joinville) já se encontraram com o azulão, sendo que o ECSB tem melhor retrospecto que três destes. A única desvantagem é contra o adversário da estréia, Mogi Mirim, que vence o histórico por apenas uma vitoria a mais.

9- O Técnico é o “rei do acesso”

 Um dos fatores mais fortes do São Bento de 2017 para o Brasileirão, sem duvida se trata do comandante Paulo Roberto Santos. Da bonita historia ressente do clube, que sobe como um foguete pelas divisões do Paulistão e agora, Brasileirão nos últimos anos, muito tem o dedo do professor. No clube a  4 anos, Paulo subiu o Bentão da serie A2 para a elite do paulistão, em seguida classificou o time para serie D do Brasileirão e no mesmo ano ainda subiu o Bentão da serie D para serie C do Braisleirão deste ano. Não bastasse a incontestável trajetória de acessos no São Bento, Paulo ainda coleciona “subidas” de divisão em sua carreira pelo Brasil a fora.
Além dos 3 acessos com o Bentão, Paulo Roberto subiu: Boa Esperança, Pouso Alegre, e Unaí da segunda para primeira divisão do campeonato Mineiro, além dos incríveis cinco acessos com o Rio Claro, da serie B-2 do paulistão até a Serie A1. Paulo tenta agora seu quarto acesso com o Bentão na serie C 2017.

10- É o São Bento!!

 Talvez somente esse motivo fizesse de todos os outros desnecessários. Como esbravejou certa vez um narrador em um grande momento de superação beneditina;  “Nada vem faicil para o São Bento!” e eu completo: MAS VEM! A centenária e vitoriosa trajetória do Bentão, que já esteve por 31 anos seguidos na elite paulista, que passou próxima a semi final do Brasileiro serie A, que caiu sim, mas voltou degrau por degrau até aqui, tem agora mais um difícil desafio, mas nenhuma dificuldade é capaz de fazer desse time, um derrotado antes da bola rolar.

PS: esse é um novo projeto que estou montando junto a galeria do Bentão. Estarei trazendo semanalmente crônicas e analises sobre o Bentão, espero que gostem.

PS2: Neste texto foi considerada a classificação do São Bento do paulistão 2016 para o Brasileiro Serie D como “acesso”.

 

Por Michael Paiva