Notícias

Entenda como o São Bento ainda pode se classificar para a Copa do Brasil 2019

  Bentão não conseguiu a vaga no Paulistão, mas pode ser um dos 10 classificados via ranking da CBF. Para isso precisa de grande combinação.

 

Foto Jesus Vicente

 

  Muito tem se levantado duvidas no torcedor beneditino sobre a possibilidade do clube disputar a Copa do Brasil na próxima temporada. O complexo sistema de atribuição de vagas, principalmente via RNC (Ranking nacional de Clubes) tem confundido os torcedores, que tentam entender o que o clube precisa fazer na reta final do campeonato Brasileiro serie B, para conquistar sua vaga na maior competição eliminatória do Brasil. Pensando nisso, a Galeria do Bentão fez um levantamento detalhado dos cenários necessários, para que isso aconteça. A chance não é grande, mas existe e o time precisa colaborar nas ultimas rodadas da segunda divisão nacional.  Acompanhe:

*Aos mais preguiçosos, existe um resumo no final do texto.

Como funciona a atribuição de vagas para a Copa do Brasil?

Primeiramente, precisamos entender como funciona o sistema de vagas na competição. A maior parte das vagas é atribuída nos estaduais. Cada federação estadual tem direito a um numero X de vagas para a competição, variando com a posição da federação no ranking de federações. A Media é de 3 vagas por estado, mas o estado de São Paulo foge um pouco a regra, com 5 lugares para os clubes do estado na competição nacional. O grande problema é que apesar de ter um numero acima da media, a federação paulista decidiu distribuir as vagas de uma maneira no mínimo incomum. São 2 vagas pela classificação geral do paulistão (isso mesmo, apenas o campeão e o vice tem acesso a copa do Brasil), 1 vaga para o campeão do torneio do interior,1 vaga para o campeão paulista da serie A-2 (por incrível que pareça) e a ultima para o campeão da deficitária copa paulista (ou para o vice, já que ao campeão é oferecido vaga no Brasileiro serie D também, cabe a este escolher e ceder a outra vaga para o vice campeão). Esse esquema de atribuição de vagas é semelhante na maioria dos demais estados Brasileiros. Aos clubes que não conseguiram vagas via estadual (nosso caso) existe ainda a possibilidade de conseguir seu acesso via ranking da CBF (RNC) que gera pontuação para os clubes que disputam competições nacionais nos últimos 5 anos, classificando assim um ranking geral nacional. Os 10 clubes mais bem colocados no ranking da CBF que NÃO tenham vagas via estadual, vão para a competição.

 

São Bento no ranking

O ranking nacional de clubes da CBF é anual, e na atualização de 2018 o São Bento apareceu na 68º colocação com 1.125 pontos. Já existe uma projeção para 2019 onde o clube deve subir novamente (pela participação no Brasileiro serie B deste ano) e nesta simulação (por base na classificação atual do clube na serie B,12º colocado) O clube apareceria na 51º posição com 2.145 pontos. Na projeção dos clubes sem vaga via estadual, o cenário seria esse:

 

O São Bento seria hoje o 7º suplente das 10 vagas via ranking. Nesta lista aparecem apenas os 17 melhores colocados do ranking sem vaga via estadual. Os times em verde conseguiriam a vaga na RNC, e os de amarelo seriam chamados pela ordem conforme novas vagas aconteçam. (No caso de um desses clubes, acabar conseguindo sua vaga por outra competição,assim dispensando o ranking.) Os clubes que vão para copa libertadores da America, entram na fase oitavas de final da Copa do Brasil, uma vaga especial e diferente, assim liberando vaga na primeira fase via ranking. Existe também a possibilidade desse clube que foi para a libertadores,  liberar sua vaga que tinha conquistado lá no estadual para um dos clubes que aparecem nessa lista de times sem vaga. Vale lembrar que o campeão da Copa do Brasil, serie B e Sul americana também vão para libertadores e ganham vaga nas oitavas de final do copa do Brasil. Além das copas estaduais que geralmente oferecem vaga na copa do Brasil ao seu campeão.

 

São Bento pode melhorar no Ranking?

Sim, mas não muito. Com a projeção atual, o clube poderia ultrapassar ainda o Salgueiro-PE e passar a ser o 6º suplente por uma das 10 vagas na Copa do Brasil. Como o clube estaria a apenas 3 pontos de distancia do time Pernambucano, conseguindo a 10º colocação na serie B, já seria possível ganhar a frente do Carcará no ranking.

 

 

O problema é que sem essa posição o clube fica para trás e diminuindo consideravelmente a chance de que sobre uma vaguinha. O 10º lugar basta, mas se o clube ficar de 11º para baixo não conseguirá ficar na frente do Salgueiro.

 

Abertura de vagas com clubes indo para copa libertadores pelo Brasileirão

Um cenário bem possível que pode abrir até 3 vagas para os suplentes da lista seria a classificação para copa libertadores dos 3 lideres dessa lista de clubes sem vaga. Santos, Internacional e São Paulo. Indo para a competição internacional, esses clubes entram nas Oitavas de finais da copa do Brasil e dispensam vaga via ranking, abrindo essas para os suplentes na ordem.

 

 

Como está a situação?

Bem encaminhada eu diria. Inter e São Paulo brigam pelo titulo nacional e já estão praticamente garantidos na competição da comembol. Já o time Praiano segue na briga por uma vaga no G-6, goleou o Fluminense na vila Belmiro na sexta-feira e alcançou lugar de classificação no momento (mas ainda aguarda o confronto entre Ceará e Atletico MG nesta segunda, o Galo pode ultrapassá-los e jogar o peixe para 7º posição. A briga deve seguir até o fim do campeonato.) Com os 3 clubes na libertadores, abre-se vaga para Londrina, Oeste e Joinville via ranking, e o São Bento passa a ser o 3º suplente caso hajam novas vagas abertas.

Titulo do Atlético PR na copa Sul Americana pode ajudar

Outro clube que pode ir para libertadores e entrar nas oitavas do ano que vem é o Atlético PR, caso vença a edição da copa sul-americana deste ano. O titulo do furacão pode ajudar, pois o clube detém uma das vagas via campeonato Paranaense, e caso consiga ir para a liberta e conseqüentemente pegue a vaga especial para as oitavas da copa do Brasil, a sua vaga no estadual iria para o Paraná Clube. Com isso mais um time da lista conseguiria ir para a copa do Brasil via estadual, liberando mais uma vaga no ranking. O beneficiado seria o Boa Esporte-MG e o São Bento passaria a ser o 2º suplente por novas vagas.

 

Como está a situação?

A situação para o Atlético na sul americana é favorável no momento. O rubro-negro está nas quartas de finais da competição, e já venceu o primeiro jogo do confronto nacional contra o Bahia-BA em salvador. Joga por empate agora na arena da baixada para seguir para as semifinais. Daí seriam mais 4 jogos para o titulo que poderia abrir mais essa vaga no ranking. O Atlético vem embalado e é um dos favoritos ao titulo da competição.

 

Titulo do Figueira na copa SC também pode abrir vaga

O Figueirense ocupa uma das vagas do campeonato Catarinense para a copa do Brasil, mas o seu time sub 23 disputa a copa SC (equivalente  a copa paulista em SP) e o titulo da competição também da vaga na Copa do Brasil. Caso consiga o feito, o Figueira abre vaga do estadual para o Criciúma, que também figura nesta lista de clubes sem vaga. Sendo assim, abriria mais uma vaga, para o Bragantino. O São Bento seria o próximo suplente caso surgisse uma nova vaga.

 

Como está a situação?

A perceptiva é boa. Apesar de não usar o elenco principal, o Figueirense já está classificado para a semifinal da Copa SC. A equipe enfrenta agora o Brusque em 2 jogos, valendo vaga na grande decisão ( Hercílio Luz e Tubarão fazem a outra semifinal). O titulo seria necessário para que o Figueirense abrisse vaga para o Criciúma via estadual, liberando sua vaga no ranking.

Na copa paulista a torcida é para o Novorizontino!

É pessoal, até mesmo a copa paulista pode ajudar. Como explicado no inicio do texto, o Paulistão da vagas para campeão e vice no estadual. Esses clubes seriam hoje o campeão Corinthians e o vice Palmeiras. O clube alviverde é líder isolado do Brasileirão, e deve conseguir vaga na copa libertadores, entrando nas oitavas da copa do Brasil e dispensando sua vaga via estadual. Na seqüência, os semifinalistas Santos e São Paulo seriam postulantes a vaga, mas no cenário que levantamos esses também iriam para libertadores via Brasileirão e o próximo beneficiado seria 5º colocado do geral no paulista, o Novorizontino. Porém o Tigre disputa a copa paulista, que premia o campeão com a escolha entre as vagas no Brasileiro serie D ou Copa do Brasil.  Caso o tigre leve o caneco, ficaria com a vaga na copa do Brasil, já que já tem vaga no Brasileiro serie D. com isso,  o próximo a assumir a vaga no paulistão seria o Bragantino, que é justamente o primeiro time a frente do São Bento no ranking de clubes sem vaga. Liberando assim a sonhada 10º vaga do ranking para o Bentão.

 

Como está a situação?

Talvez seja a mais complicada, mas ainda possível. O Novorizontino está atualmente nas quartas de finais da copinha, empatou primeiro jogo em casa com a Ferroviário por 1×1. Como o gol qualificado não existe na copa paulista, um novo empate em Araraquara levaria a decisão de quem avança para semifinal nos pênaltis. Caso consiga a classificação, o Novorizontino enfrenta na semifinal o vencedor do duelo entre Red Bull e Mirassol, que também empataram em 1×1 no primeiro jogo em Campinas. Neste caso, chegar à decisão deve bastar. Já que o campeão escolhe entre serie D e Copa do Brasil e em todos os casos até hoje o campeão costuma optar pela vaga na 4º divisão nacional (do outro lado da chave estão: Olímpia, Votuporanguense, Atibaia e Taubaté, clubes que não tem vaga na serie D e se campeões devem optar por ela, deixando a vaga na copa do Brasil para o Novorizontino, mesmo como vice.)

Se não rolar, o Avaí pode colaborar!

É amigos, ainda temos um plano B. Caso alguma das possibilidades  a cima não aconteça, existe ainda a chance de mais um clube abrir vaga no ranking. O Avaí pode conseguir vaga diretas nas oitavas da Copa do Brasil, caso seja o campeão do Brasileirão serie B! No cenário que desenhamos até aqui, isso significaria ainda uma vaga para o Salgueiro-PE. (ou para o São Bento, caso não consiga a 10º colocação na serie B, ou algum dos eventos citados não aconteçam.) É uma chance bônus dando um pouquinho de margem de erro.

 

Como está a situação?

O Avaí é vice líder da serie B no momento, com 55 pontos, 6 a menos do que o líder, Fortaleza.  As equipes se enfrentam em Floripa na 35º rodada, e pode ser a chance do leão entrar de vez na briga pelo titulo, nas rodadas finais.

 

Resumo:

O São Bento precisa então buscar a 10º colocação ao termino da serie B, para ganhar a única posição possível do Salgueiro. Torce depois para que dos seguintes eventos:  Atletico PR campeão da copa Sul Americana, Figueirense campeão da copa SC, Novorizontino campeão ou vice da copa paulista e Avaí campeão do Brasileiro serie B, pelo menos 3 aconteçam. (Além de ainda se confirmarem as vagas de Palmeiras, São Paulo, Santos e Internacional na liberadores)

A chance é pequena mas existe. Nenhum evento desse cenário é irreal ou improvável, o grande problema talvez seja que de fato todos ou quase todos aconteçam em conjunto. Mas com toda certeza vale a pena torcer e sonhar, e ainda empurrar o time para que faça sua parte conquistando pelo menos a 10º posição na serie B atual.  Vale lembrar que a Copa do Brasil é a competição mais rentável do calendário Brasileiro atualmente e seria um grande agregador financeiro e de imagem para o clube.

 

 

Michael Paiva

 

 

About the author

Michael Paiva

Vlogueiro, Jornalista, apaixonado pelo azulão Sorocabano!

Comments

Adicionar Comentário

Click here to post a comment